Alerta laranja de tempestade atinge mais de 260 cidades do Paraná

Um alerta laranja para tempestade em mais de 260 cidades do Paraná foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até terça-feira (16).

parana-alerta-laranja-tempestade
Foto: Orlando Barría/EPA

De acordo com o alerta laranja para tempestade, 263 cidades do Paraná correm risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

O alerta do Inmet prevê queda de granizo e ventos intensos de 60 a 100 km/h. As cidades estão sob risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja também:

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão e ventos em diferentes níveis da atmosfera contribuem para o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Ou seja, as chuvas podem ocorrer em qualquer hora do dia.

Alerta laranja de tempestade

Entre as regiões afetadas, estão a Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense.

O Inmet listou, também, quatro instruções para a população se prevenir durante os temporais e ventanias. O grau de severidade do alerta é de perigo para chuvas intensas.

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Outro alerta laranja do Inmet abrange toda a região litorânea do Paraná. O aviso (válido até terça-feira) indica ventos costeiros e a intensificação deles, o que movimenta dunas de areia sobre construções na orla.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.