O Paraná está sob novo alerta de tempestade nesta segunda-feira (16), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido também para Santa Catarina e a maior parte do Rio Grande do Sul.
Segundo o Inmet, estão previstos para a região temporais com chuvas de até 100 milímetros por dia, além de rajadas de vento com até 100 km/h. Há também risco de queda de granizo em algumas regiões.
As tempestades previstas para o Paraná também oferecem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos.
A maior preocupação fica para a região sul do Paraná, onde há vários municípios em situação crítica desde a semana passada devidos às chuvas dos últimos dias.
- Padarias de Curitiba vendem pão francês sem imposto hoje (16)
- Curitiba e região ficam sem água nesta terça e quarta; veja a lista
- Curitiba estende horário de vacinação nessa semana
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, há 16 cidades com decreto de situação de emergência por causa dos temporais da última semana: Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Rio Negro, Roncador, Rio Azul, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória
Em todo o Paraná, há 7.210 pessoas desalojada e 810 que permanece desabrigadas nesta segunda-feira.