Tempo e Clima
Inmet emite alertas sobre onda de frio no Paraná
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas válidos no Paraná sobre a onda de frio que atinge a região Sul do país.
O Inmet classifica os alertas por cores de acordo com a gravidade dos fenômenos previstos. O amarelo representa “perigo potencial”, enquanto o laranja significa “perigo”. O vermelho, que é o mais alarmante, representa “grande perigo”.
O primeiro alerta é da cor amarela e se refere ao declínio das temperaturas em grande parte do Estado. Cidades como Londrina, Cascavel, Paranaguá, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu estão dentro da região esperada para a variação da temperatura que leva riscos à saúde.
O alerta foi emitido durante a madrugada e vai até o fim desta segunda-feira (12).
Já o outro alerta emitido pelo Inmet é da cor laranja e se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná pela onda de frio. O aviso vale desde ontem (11) até às 11h da próxima quarta-feira (13).
Frio no Paraná: Temperaturas negativas foram registradas no fim de semana
O Simepar registrou que pelo menos oito das 399 cidades do Paraná tiveram temperaturas negativas no fim de semana do Dia dos Pais.
O frio mais intenso foi registrado em Castro e Palmas, que chegaram a -1,9°C. Já em Ponta Grossa, os termômetros chegaram a -1,1°C.
Confira a lista das temperaturas no estado:
- Castro -1,9°C.
- General Carneiro -0,8°C.
- Guarapuava -0,5°C.
- Palmas -1,9°C.
- Palotina -0,7°C.
- Pinhão -0,3°C.
- Ponta Grossa -1,1°C.
- São Mateus do Sul -1,2°C.
A previsão do tempo nesta segunda-feira (12) aponta que o frio diminui hoje e que o sol predomina em todo o Paraná.
Contudo, a tendência é que o frio alcance um novo patamar nesta terça (13), com possibilidade do município de General Carneiro, na região sul do Estado, chegar a -2°C.