Uma nova onda de calor no Paraná vai aumentar as temperaturas nos próximos dias. Já é a quarta vez que o fenômeno atinge o país em 2024.
Segundo o Climatempo, a onda de calor no Paraná ocorre devido a uma área de alta pressão na média atmosfera que atuará como um bloqueio atmosférico. A medida favorece a chegada do ar seco e quente, o que provoca altas temperaturas.
“Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor”,
diz o Climatempo.
Dessa forma, as temperaturas aumentam dia após dia. A falta de uma massa de ar frio mantém o domínio do clima quente sobre grande parte do país.
Onda de calor no Paraná
Conforme o Climatempo, além das tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas para a época no Paraná. Isso acontece devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio.
Veja também:
- Curitiba registra menor temperatura do ano
- Massa de ar frio no Paraná traz geadas e queda de temperatura
A previsão é de que o fenômeno continue até 2 de maio. Os modelos meteorológicos indicam uma possível manutenção desse padrão além deste período, ou seja, pode perdurar ao longo da primeira semana de maio.