Onda de calor no Paraná: alerta prevê temperaturas elevadas

Uma nova onda de calor no Paraná vai aumentar as temperaturas nos próximos dias. Já é a quarta vez que o fenômeno atinge o país em 2024.

onda-de-calor-parana
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo o Climatempo, a onda de calor no Paraná ocorre devido a uma área de alta pressão na média atmosfera que atuará como um bloqueio atmosférico. A medida favorece a chegada do ar seco e quente, o que provoca altas temperaturas.

“Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor”,

diz o Climatempo.

Dessa forma, as temperaturas aumentam dia após dia. A falta de uma massa de ar frio mantém o domínio do clima quente sobre grande parte do país.

Onda de calor no Paraná

Conforme o Climatempo, além das tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas para a época no Paraná. Isso acontece devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio.

Veja também:

A previsão é de que o fenômeno continue até 2 de maio. Os modelos meteorológicos indicam uma possível manutenção desse padrão além deste período, ou seja, pode perdurar ao longo da primeira semana de maio.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.