O Índice de Progresso Social – Brasil (IPS-Brasil) indica que Curitiba é a capital brasileira com a melhor qualidade ambiental.
De acordo com o IPS Meio Ambiente, Curitiba liderou o ranking de melhor qualidade ambiental com uma pontuação de 78,31. A capital paranaense superou Brasília (74,91) e Cuiabá (74,5).
O IPS Meio Ambiente considerou cinco critérios para o ranking:
- Quantidade de áreas verdes;
- Emissões de carbono por habitante;
- Perda de vegetação;
- Focos de calor ou queimadas;
- Vulnerabilidade climática.
Um dos indicadores que fez Curitiba ficar no topo da lista foi o fato da cidade ter menor presença de queimadas/focos de calor (zero por mil habitantes) entre as capitais.
Cerca de 12% da cidade é composta por parques e praças arborizadas (áreas verdes). São Paulo, por exemplo, ficou em 18º lugar, com apenas 6,3% de áreas verdes e alta vulnerabilidade climática.
Qualidade ambiental de Curitiba
O município com menores índices de vulnerabilidade climática também é Curitiba: a capital apresenta menor risco de evento extremo, como secas e inundações.
VEJA TAMBÉM:
- Chuva “alivia” tempo seco e melhora a qualidade do ar no Paraná
- Alerta laranja de tempestade atinge o sul do Brasil
Curitiba também se destacou devido a sua baixa emissão de dióxido de carbono, que é de apenas 1,6 toneladas por pessoa anualmente. Porto Velho, cidade que está em última posição, tem uma emissão de 44 toneladas por habitante.
De acordo com o IPS Meio Ambiente, as capitais que possuem maior vulnerabilidade climática são Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Porto Velho.
O IPS Brasil é uma parceria entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.