Em alerta laranja, cinco cidades do Paraná registraram rajadas de vento acima de 85 km/h nesta segunda-feira (4). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os vendavais ocorrem devido ao avanço de um sistema frontal no estado.
A chegada do sistema frontal potencializou a ocorrência de tempestades com chuvas fortes, raios e ventos previstos em diversas regiões do Paraná.
As cinco cidades que registraram fortes rajadas de vento no Paraná são Curitiba (90,70 km/h), Umuarama (93,90 km/h), Ubiratã (86,40 km/h), Entre Rios (89,64 km/h) e Altônia (96,50 km/h).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o risco de tempestades no Paraná. O aviso foi publicado nesta segunda-feira e é válido até às 10h desta terça-feira (5).
Veja também:
- Frente fria deixa temperaturas amenas no Paraná; veja previsão
- Inmet alerta para risco de tempestades no Paraná
O alerta laranja indica perigo para todas as regiões do estado. Segundo o Inmet, está prevista chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.
Também deve ocorrer ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.