Tempestade Akará ganha força e avança para Sul do Brasil

A tempestade Akará se desloca em direção ao Sul do Brasil, segundo a Marinha. O fenômeno pode causar ondas altas de cinco metros e ventos de 85 km/h até a próxima quinta-feira (22).

tempestade-akara-sul
Foto: NOAA/NASA

Conforme a Marinha do Brasil, a tempestade Akará se formou na costa brasileira, a cerca de 650 km de Florianópolis (SC). O fenômeno raro deve permanecer em mar aberto, sem tocar a terra.

Com a distância da tempestade tropical da costa, não há previsão de tempo instável na região Sul (causados pela Akará).

Veja também:

A MetSul afirmou que se trata de um dos raros episódios de tempestade tropical (estágio anterior ao de um furacão) registrados até hoje na costa do país.

Tempestade Akará

Batizada de Akará, que é uma espécie de peixe na língua Tupi, a tempestade já era monitorada quando ainda era considerada depressão tropical. O aumento dos ventos e da manutenção da estrutura térmica vertical fez a classificação mudar, conforme a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha.

“Nuvens a partir do ciclone podem trazer para o continente nebulosidade que, interagindo com o ar quente, podem causar chuva isolada e ocasionalmente temporais localizados.

Independente do ciclone na costa, ar quente e umidade vão se combinar ao longo da semana para provocar pancadas de chuva isoladas com ocasionas temporais localizados típicos de verão”,

diz a Metsul.

Segundo a MetSul, tempestades tropicais na costa brasileira foram registradas em 2004, 2010 duas vezes em 2021. Simulações computadorizadas apontam que o sistema reduzirá a velocidade do deslocamento em mar aberto ao alcançar o Rio Grande do Sul entre terça (20) e quarta-feira (21), antes de enfraquecer em águas mais frias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.