Se as ondas de calor que atingiram o Paraná durante a primavera já fizeram todo mundo sofrer, é bom se preparar: o verão promete ter temperaturas ainda mais altas, além do risco de tempestades com ventanias e chuvas volumosas.
A previsão para o verão no Paraná é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A estação mais quente do ano começa à 0h27 de 22 de dezembro e termina à 0h26 de 20 de março de 2024.
De acordo com o Simepar, a previsão é resultado da influência do El Niño ativo e com forte intensidade na bacia do Oceano Pacífico Equatorial.
Previsão para o verão no Paraná
Tradicionalmente, o verão tem os maiores acumulados de chuva entre todas as estações no Paraná, além dos dias mais longos e quentes. A temperatura do ar fica ainda mais alta em relação aos valores médios anuais.
Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas normalmente ocorrem nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral nesta época.
Quanto ao regime de chuvas, a tendência é de aproximação progressiva das médias climatológicas no Norte e Noroeste. Nas demais regiões, deve oscilar entre o padrão de normalidade para a estação e ligeiramente acima das médias climatológicas.
Verão deve ter tempestades em todo o Paraná
As taxas de umidade e calor mais elevadas favorecem uma sequência de vários dias consecutivos com chuvas, especialmente entre a tarde e a noite. Em alguns casos, essas chuvas podem ser volumosas, acompanhadas de raios, rajadas de ventos fortes e granizo.
- Onda de calor mantém temperaturas altas em todo o Paraná
- Curitiba terá temperaturas acima dos 32°C no fim de semana
“O aumento da temperatura da superfície do mar no Pacífico Central e Centro-Leste acima de 1,5 ºC gera condições propícias a chuvas volumosas e persistentes, ventanias e ondas de calor neste verão”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
“Assim como observado na primavera, é provável que na próxima estação ocorram ondas de calor. Quando intenso e persistente, o calor poderá provocar desconforto térmico”.