Terremoto atinge Indonésia e deixa ao menos 46 mortos

Pelo menos 46 pessoas morreram e outras 700 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 5.6 atingir a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira (21).

Foto: Reprodução/BNPB

O número de vítimas do tremor foi divulgado pelo governador de Java Ocidental, Ridwan Kamil, nas redes sociais. Segundo Kamil, ele se juntará às equipes do Conselho Nacional de Gestão de Desastres “para ajudar com coordenação e assistência logística para vítimas de desastres”.

Já o Badan Nasional Penanggulangan Bencana (BNPB) — Conselho Nacional de Gestão de Desastres do país — afirmou em nota que 17 pessoas morreram e outras 19 ficaram gravemente feridas por causa do terremoto.

“O Conselho Nacional de Gestão de Desastres continua coletando dados sobre o número de vítimas, especialmente na cidade de Cianjur 17 pessoas morreram e 19 moradores sofreram ferimentos bastante graves”, afirmou o tenente-geral e chefe do órgão Suharyanto.

Segundo o BNPB, o impacto do tremor também danificou vários edifícios. Mais de 300 casas foram destruídas, além de um internato e do Hospital de Cianjur, que sofreu dano moderado.

Prédios governamentais, escolas e lojas também foram atingidos e estradas foram destruídas. No Twitter, perfis compartilharam vídeos feitos após o terremoto.

Segundo a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia, o tremor também foi sentido por moradores da capital do país, Jacarta, embora o epicentro tenha acontecido em Darat, província de Java Ocidental.

O tenente-geral afirmou que ninguém pode prever quando ocorrerá um desastre, mas que a resposta dada pelo governo e pela comunidade quando ele ocorre é mais importante. 

“Ocorreu um terremoto, não há força que impeça a ocorrência de um desastre, uma coisa é certa depois de um desastre: como nossos esforços serão sinergizados, solidários e sérios para que a gestão de desastres seja realizada da melhor maneira possível” disse Suharyanto.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.