Terremoto deixa mais de 1.200 mortos na Turquia e Síria

Com a colaboração de SBT News

Na manhã desta segunda-feira (6), um forte terremoto de magnitude 7.9 graus atingiu a região da Turquia, próximo da fronteira com a Síria. Segundo agências de notícias, mais de 1.200 pessoas morreram, deixando mais 400 desaparecidos e 3 mil pessoas estão feridas.

Foto: Redes Sociais

Onze minutos após o primeiro tremor, um outro, de 6.7 graus, atingiu a região central da Turquia.

Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o tremor foi a 10 km da superfície. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro foi no distrito de Pazarick, na província de Kahramanmaras, a 23 km da província de Nurdagi, no sul do país.

O território da Turquia está sobre o encontro de duas placas tectônicas, que são como blocos que flutuam sobre uma das camadas do interior da Terra. Elas se mexem de forma contrária, se chocando ou ficando lado a lado. Quando as placas se movimentam nos dois últimos cenários, acabam provocando os tremores.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lamentou as mortes em um perfil oficial no Twitter.

“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmara e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”

Há 23 anos, na madrugada de 17 de agosto de 1999, a Turquia sofreu vários tremores e abalos, chegando a um grande terremoto de 7,6 graus na escala Richter, que atingiu o país e matou mais de 17 mil pessoas, deixando mais de 43 mil feridos, além de mais de 500 mil pessoas sem casa.

Conhecido também por sismo de Ízmit, a região noroeste turca foi afetada por 37 segundos de fortes tremores. Na capital Istambul, mais de mil morreram naquele tremor.
Segundo dados do Signant Eartqake Database do National Geophysical Data Center, NOAA e World Data Service, outros abalos também afetaram o país ao logo das décadas.

Entre os tremores que provocaram mais vítimas estão os eventos de agosto de 1966, um forte tremor de magnitude 6,8 matou 2.394 pessoas. Em maio de 1975, em Lice, quando morreram mais de 2,3 mil pessoas em um tremor de 6,7 graus; em novembro de 1976, um tremor de 7,3 graus matou mais de 5 mil pessoas em Muradiye.

Há 10 anos, em outubro de 2011, na cidade de Ercis e Van mais de 600 morreram e o tremor fatal mais recente foi em outubro de 2020, em Samos e em Izmir, quando um tremor de magnitude 7 graus matou 117.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.