Produzido por uma emissora de TV dos Estados Unidos, um vídeo que viralizou nas redes sociais pode ajudar a compreender a dimensão da tragédia no Rio Grande do Sul.
Produzido pelo The Weather Channel, o material usa recursos gráficos para simular como seriam inundações provocadas por catástrofes climáticas.
No vídeo apresentado pelo meteorologista Mark Elliot, ele simula quatro estágios de uma enchente na área urbana e como as inundações afetariam os moradores (assista abaixo).
O vídeo tem sido amplamente compartilhado em redes como TikTok e Instagram, associando o que é mostrado no vídeo com o estrago provocado pelas inundações que causaram a tragédia n Rio Grande do Sul.
Até o momento, as chuvas no RS causaram 147 mortes, com 806 feridos e 127 desaparecidos. Foram 447 municípios atingidos, com mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas.
- Chuvas no RS: rua desmorona e bairro de Gramado é evacuado
- Caminhões que levam doações ao RS não pagam pedágio no Paraná
Entenda simulação de enchentes feita por canal americano
Como o conteúdo está em inglês, vale uma explicação rápida: o meteorologista aparece em um círculo cercado por mapas em uma situação aparentemente normal. Então, o nível de água ‘sobe’ para 3 pés (3ft, no vídeo), o equivalente a 90 centímetros. Elliot aparece com água na altura dos joelhos, e a simulação eleva o nível para 6 pés (1,80 metros) e 9 pés (2,70m).
O vídeo ajuda a entender as dimensões de uma inundação na comparação com o tamanho de um ser humano e como os efeitos podem ser devastadores. Para efeitos de comparação, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, passou dos 5 metros de altura. Assista: