Canal de TV dos EUA simula enchente para entender dimensão da catástrofe

Produzido por uma emissora de TV dos Estados Unidos, um vídeo que viralizou nas redes sociais pode ajudar a compreender a dimensão da tragédia no Rio Grande do Sul.

tragedia-no-rio-grande-do-sul-simulação-enchentes
Foto: Reprodução

Produzido pelo The Weather Channel, o material usa recursos gráficos para simular como seriam inundações provocadas por catástrofes climáticas.

No vídeo apresentado pelo meteorologista Mark Elliot, ele simula quatro estágios de uma enchente na área urbana e como as inundações afetariam os moradores (assista abaixo).

O vídeo tem sido amplamente compartilhado em redes como TikTok e Instagram, associando o que é mostrado no vídeo com o estrago provocado pelas inundações que causaram a tragédia n Rio Grande do Sul.

Até o momento, as chuvas no RS causaram 147 mortes, com 806 feridos e 127 desaparecidos. Foram 447 municípios atingidos, com mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas.

Entenda simulação de enchentes feita por canal americano

Como o conteúdo está em inglês, vale uma explicação rápida: o meteorologista aparece em um círculo cercado por mapas em uma situação aparentemente normal. Então, o nível de água ‘sobe’ para 3 pés (3ft, no vídeo), o equivalente a 90 centímetros. Elliot aparece com água na altura dos joelhos, e a simulação eleva o nível para 6 pés (1,80 metros) e 9 pés (2,70m).

O vídeo ajuda a entender as dimensões de uma inundação na comparação com o tamanho de um ser humano e como os efeitos podem ser devastadores. Para efeitos de comparação, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, passou dos 5 metros de altura. Assista:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.