A partir da próxima semana, no início de julho, a Prefeitura de Curitiba vai iniciar os testes com um ônibus 100% elétrico da empresa Marcopolo.
Os testes serão feitos, inicialmente, na linha Interbairros II por 30 dias. O itinerário transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.
“Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado e colocarmos em operação os primeiros ônibus elétricos em pelo menos uma grande linha da cidade até meados do próximo ano”,
afirmou o prefeito Rafael Greca.
O ônibus elétrico é uma das principais agendas de Curitiba para os próximos anos, com compromisso de reduzir a emissão de poluentes. Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero (alcançando 100% até 2050) como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).
Veja também:
- Curitiba começa testes de ônibus elétricos que vão operar na linha Interbairros II
- Ônibus elétricos devem começar a rodar em junho de 2024 em Curitiba
A Prefeitura de Curitiba está testando, também, o ônibus articulado da chinesa BYD e um padron da brasileira Eletra. Os testes dessas empresas terminam nesta semana.
Ao todo, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.
A Prefeitura prevê a aquisição de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho de 2024. Os ônibus elétricos comprados vão trafegar, inicialmente, nas linhas Inter II e Interbairros 2.