Curitiba vai testar ônibus elétrico na linha Interbairros II

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

A partir da próxima semana, no início de julho, a Prefeitura de Curitiba vai iniciar os testes com um ônibus 100% elétrico da empresa Marcopolo.

curitiba-onibus-eletrico
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Os testes serão feitos, inicialmente, na linha Interbairros II por 30 dias. O itinerário transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.

“Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado e colocarmos em operação os primeiros ônibus elétricos em pelo menos uma grande linha da cidade até meados do próximo ano”,

afirmou o prefeito Rafael Greca.

O ônibus elétrico é uma das principais agendas de Curitiba para os próximos anos, com compromisso de reduzir a emissão de poluentes. Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero (alcançando 100% até 2050) como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).

Veja também:

A Prefeitura de Curitiba está testando, também, o ônibus articulado da chinesa BYD e um padron da brasileira Eletra. Os testes dessas empresas terminam nesta semana.

Ao todo, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

A Prefeitura prevê a aquisição de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho de 2024. Os ônibus elétricos comprados vão trafegar, inicialmente, nas linhas Inter II e Interbairros 2.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa