Curitiba recebe novas placas de vagas para pessoas idosas com indicativo 60+. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada em maio de 2023, determina que as antigas placas com a inscrição “idoso” sejam substituídas por símbolos de uma pessoa com indicativo “60+”.
A superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Batista, afirma que a resolução foi criada para deixar claro às pessoas que o Estatuto do Idoso considera como idoso a pessoa a partir dos 60 anos.
A nova norma também se aplica aos estacionamentos privados de uso coletivo, que podem ser multados se não estiverem em conformidade com as novas regulamentações.
Veja também:
- Paraná ainda tem rodovias bloqueadas nesta segunda (6); veja a lista
- Polícia recupera 19 toneladas de salmão roubado em Curitiba
Ao todo, Curitiba tem 910 vagas destinadas à pessoas idosas, que só podem ser utilizadas com a apresentação da credencial no painel do veículo.
Em Curitiba, a credencial é emitida pela Superintendência de Trânsito, na Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).
Ela pode ser usada em todo o Brasil e tem validade de cinco anos para pessoas idosas e com comprometimento de locomoção permanente.
Como solicitar a credencial
Para obter a credencial, é necessário marcar um dia e horário, no portal Agenda Online, para ir pessoalmente até a SMDT.
As pessoas idosas que possuem CNH ou RG emitidos no Paraná podem fazer o procedimento via internet.