Com a entrega da Linha Verde, a Prefeitura de Curitiba prevê a ampliação da linha 350-Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho. A ligação ocorre do Bairro Alto ao Pinheirinho. Além disso, haverá a implantação de uma nova linha urbana, a Atuba/Santa Cândida, até o fim do ano.
A Urbs vai ampliar o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho (de 29 quilômetros) para 35 quilômetros, passando a ligar o Atuba ao Pinheirinho. A novidade deve ocorrer após as entregas das estações-tubo Solar e Atuba, previstas para novembro.
Depois da ampliação, a nova linha se chamará Atuba/Pinheirinho. A frota de ônibus passará de quatro para 12 veículos, todos articulados.
Ampliação do Ligeirão na Linha Verde
O Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho atualmente conta com nove estações-tubo. Com a mudança, ganhará mais cinco. Além disso, haverá as novas estações-tubo no sentido sul: Jardim Botânico, UFPR e Avenida das Torres (Erasto Gaertner).
Veja também:
- Trânsito na Linha Verde em Curitiba é liberado: “Missão cumprida”, diz Greca
- Nova linha de ônibus fará conexão direta entre cidades da Região Metropolitana
A implantação das cinco estações-tubo está a cargo de contratos distintos do lote 4.1, cuja liberação das pistas que servem ao trânsito foi neste domingo. A previsão de entrega das obras da estação Jardim Botânico está marcada para setembro e as outras duas em dezembro.
Ao todo, 18 linhas urbanas e metropolitanas fazem integrações nas estações-tubo do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho.
Curitiba vai ganhar nova linha de ônibus
Com a implantação da estação-tubo Atuba, a nova linha Atuba/Santa Cândida vai entrar em operação. A rota, de 6 quilômetros, vai ligar o Terminal Santa Cândida à estação-tubo Atuba pela Rua Mascarenhas de Moraes.
A expectativa é que a linha transporte 9 mil pessoas em dias úteis, permitindo a integração também com linhas que vêm de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul.
A nova linha será intercambiável, com embarque e desembarque em pontos tradicionais e também em estação-tubo. Os veículos, articulados, têm portas em ambos os lados, para que os passageiros possam tanto acionar a estação-tubo como os pontos no trajeto.