As praças de pedágio em rodovias federais por todo o Brasil deverão aceitar pagamento via Pix, conforme publicado em Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério dos Transportes. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (8).
A portaria nº 241 institui a política de incentivo à variação dos meios de pagamento de pedágio em rodovias federais que estão sob administração de concessionárias privadas. Conforme o documento, a medida deve entrar em vigor em até 90 dias.
A medida estabelece que as empresas responsáveis pela operação das praças de pedágio são obrigadas a disponibilizar aos usuários a opção de pagar a tarifa usando Pix ou outras formas de pagamento semiautomático.
O objetivo da medida, segundo o ministério, é reduzir as filas e agilizar a vida dos motoristas com eficiência e praticidade na cobrança do pedágio.
“Publicamos nesta manhã, no DOU [Diário Oficial], a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas”, escreveu o ministro dos Transportes, Renan Filho, em uma rede social.
- Cobrança do pedágio no Paraná já tem data prevista: veja quando
- Pedágio no Paraná: novas empresas têm telefone para emergência
- Ônibus de graça para quem busca emprego: veja quem tem direito
A portaria também determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá regulamentar as cabines por praça de pedágio que deverão obrigatoriamente aceitar pelo menos uma das operações de débito, seja por meio de cartão bancário ou por aplicativos para smartphones.