Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

10 belas atrações para curtir na Jamaica

Praia de Montego Bay (Foto: divulgação) - 10 belas atrações para curtir na Jamaica
Praia de Montego Bay (Foto: divulgação)

A Jamaica conta com uma mística muito própria, sua cultura viajou o mundo inteiro e teve em vozes de gigantes, como Bob Marley e Marcus Garvey, uma propaganda de altíssima qualidade que transcendeu muito do que outros países da América Central alcançaram. Um fato curioso é que é um dos poucos países americanos ao sul do México que não sofreu com a colonização de um país de língua latina.

A terra que inventou o reggae é formada por cidades grandes,     como a capital Kingston, e ainda ostenta lindíssimas paisagens em torno de toda a ilha. Situada no Caribe, turistas do mundo inteiro compram seus bilhetes para conhecer o país.

Preparamos uma lista com dez sugestões de atividades, algumas em cidades e outras destinadas aos que procuram belas praias, para aproveitar tudo o que o país tem a oferecer.

  1. Museu Bob Marley: O museu era a casa de Robert Nesta Marley, vulgo Bob Marley, músico que levou a palavra dos Rastafaris a todos os cantos do planeta. No local, é possível aprender todas as histórias do artista, checar toda a discografia de platina e conferir a mesa de som que o rei do reggae realmente usava -- o equipamento é de altíssima qualidade e até hoje é usado para a gravação de músicas. Cheque o horário de visitação e os custos envolvidos.
  2. Alimentação vegana e vegetariana: Parte da tradição Rastafari está na gastronomia local. Ir a um restaurante que só tenha opções veganas ou vegetarianas é uma forma de contribuir com a preservação da cultura local. A culinária é um costume ancestral e, para os curiosos, vale pesquisar um pouco sobre a gastronomia Ital. Aos amantes do café, a produção jamaicana tem uma importância histórica, pois começou a ser plantado em 1728 no país e se tornou intrínseco no cotidiano.
  3. Arte: O centro de Kingston vive uma momento vibrante de muita articulação dos artistas urbanos. Com restaurantes no entorno, a região passou por ações da comunidade para revitalizar áreas abandonadas, gerando um espaço muito agradável para passeio. Aos amantes de museus, há ainda a National Art Gallery, que reúne as principais obras originárias da ilha jamaicana, desde obras mais históricas até contemporâneas.
  4. Maconha: A maconha integra o cotidiano de muitos jamaicanos por ser parte importante de uma das religiões predominantes na ilha, o Rastafari, que utiliza a erva como forma de elevação espiritual e de aproximação com os Deuses. Após a descriminalização, em 2015, se proliferaram dois tipos de dispensários: o medicinal e o turístico. Assim, os interessados podem encontrar um local onde vão receber todas as informações e podem consumir a erva ou um alimento à base de maconha. Alguns estabelecimentos realizam até delivery!
  5. Vida noturna jamaicana: Foi na Jamaica que se criou o costume de empilhar caixas de som e chamar um mestre de cerimônias (MC) para assumir o microfone e agitar o público. Aos amantes da música, é extremamente proveitoso curtir uma noite de reggae e outros ritmos tradicionais. como dancehall, dub ou ska. A capital Kingston oferece uma diversidade de clubes. Uma dica é o tradicional baile de domingo no Kingston Dub Club. A região de Montego Bay e outras cidades costeiras também contam com uma riquíssima vida noturna.
  6. Montego Bay: A capital turística da Jamaica conta com um cardápio repleto de belíssimas praias. A cidade é moderna e foi impulsionada pelos inúmeros cruzeiros que param no local, com diversos restaurantes e uma vida noturna pulsante repleta de turistas. A infraestrutura foi potencializada para receber os viajantes e ainda há diversas opções de atividades, como mergulhos. Uma dica imperdível é a Glistening Waters, propício para um passeio noturno em que se vê um feixe de neon fluorescente das algas na lagoa.
  7. Port Antonio: Do lado oposto de Montego Bay está Port Antonio. A cidade costeira é mais convidativa para quem quer fugir do agito -- apesar de também abraçar quem o procura. A região é privilegiada no quesito paisagens, conta com um grande número de cachoeiras e praias, além de ter sido a locação do filme clássico A Lagoa Azul (1980). Os turistas curiosos podem visitar essa linda paisagem que tanto se viu na televisão. A única ressalva é para os turistas tomarem cuidado com os passeios de barco, pois há um certo grau de malandragem de muitos que oferecem esses serviços no local.
  8. Cool Blue Hole: Localizado na região de Ocho Rios, o Cool Blue Hole reúne belas cachoeiras e piscinas naturais. Fora do circuito turístico do país, esse suspiro de natureza não é tão conhecido nem entre os próprios jamaicanos. Para chegar lá, é necessário pegar um carro em Ocho Rios e subir um morro que demora entre 15 e 20 minutos, em uma estrada pouco convidativa -- nem todos os motoristas topam a viagem. A água é azul turquesa e translúcida e a região é repleta de flores exóticas. Leve comida e água, pois não há comércio nos arredores, mas leve seu lixo embora.
  9. Maior festival de música jamaicana do mundo: Aos que puderem planejar a viagem com antecedência, vale ficar de olho nas datas do maior festival de música jamaicana do planeta, o Reggae Sumfest. Tradicional evento que acontece todo ano na Jamaica, recebe os maiores nomes da música do país e também astros do entretenimento internacional. Para o ano de 2019, o evento ainda não divulgou suas datas, mas costuma acontecer em meados do mês de julho, então fique atento!
  10. Conhecer o primeiro povo a ficar independente na Jamaica: Essa dica é para os mais aventureiros. Conhecidos como Marrons, foram o primeiro povo jamaicano a conseguir a independência dos britânicos, o que motiva a realização de um evento anual: o Accompong Maroon Fest. Até hoje carregam essa herança de pessoas guerreiras, apesar de conviverem com uma dura realidade de pobreza. Para visitá-los, existem tours que levam os viajantes de Kingston até a região onde vivem.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo