Crianças e adolescentes terão prioridade na vacina contra dengue, diz Ministério da Saúde

Com a colaboração de Agência Brasil

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde informou que vai priorizar a faixa etária de seis a 16 anos (crianças e adolescentes) na aplicação da vacina contra a dengue.

vacina-dengue-criancas-adolescentes
Foto: Pedro Ribas/AEN

O Brasil vai comprar 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. As doses vão viabilizar a vacinação de até três milhões de pessoas, pois o esquema vacinal prevê duas doses.

“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”,

explicou o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti.

Veja também:

A definição sobre o público-alvo e as localidades prioritárias será feita em conjunto com estados e municípios em reunião no dia 25 de janeiro.

Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.

Vacina contra a dengue 

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para a prevenção de dengue de quatro a 60 anos de idade.

De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.