Vacinação contra Mpox deve começar na próxima semana no Brasil

Com a colaboração de SBT News

A vacinação contraMpox deve começar na próxima semana no Brasil. Segundo informado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o governo já está pronto para iniciar as aplicações, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Pixabay

“Já estamos trabalhando na ação de vacinação para Mpox que começa na próxima semana. São várias ações simultâneas para que possamos proteger a população”,

escreveu.

Apesar de não divulgar mais informações, a imunização deve ser realizada com a vacina Jynneos/Imvanex, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em agosto do ano passado. O imunizante, destinado a maiores de 18 anos, possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C a -40°C.

Veja também:

Assim como as vacinações contra a Covid-19, acredita-se que as aplicações contra a Mpox acontecerão por grupos prioritários, como idosos e imunossuprimidos, seguindo por faixa etária. Como a doença pode se tornar avançada em pessoas com HIV, o grupo também deve ser incluído nas primeiras etapas de imunização.

A Mpox foi descoberta por cientistas dinamarqueses, na década de 1950, em macacos enjaulados em um laboratório. Posteriormente, o vírus foi transmitido para seres humanos, resultando em sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço e erupções cutâneas. Até o momento, a OMS registra 86 mil casos e 108 mortes pela doença no mundo. 

Em fevereiro, o Comitê de Emergência da OMS afirmou ter identificado um declínio sustentado nos casos da doença, com a maioria das ocorrências sendo relatadas na região das Américas. No geral, o cenário de exposição mais comumente relatado é em domicílio, enquanto a forma mais comum de transmissão é através de encontros sexuais.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.