O Governo do Paraná lançou uma campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal, aumentar o acesso à vacina e diminuir a ocorrência de doenças imunopreveníveis.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ação segue até o dia 19 de abril em todo o Estado. O público alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos.
Na campanha de vacinação do Paraná nas escolas, serão disponibilizados todos os imunizantes do Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, com foco na vacinação infantil oral contra a poliomielite, vacina inativada contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e Covid-19 (conforme público preconizado).
Veja também:
- Hospital Pequeno Príncipe inaugura oito novos leitos de UTI
- Outono no Paraná tem previsão de nevoeiros, geadas e veranicos
Já para o público juvenil o foco é na atualização da vacinação contra HPV, meningite, sarampo, tétano e difteria.
Além disso, a vacina contra Influenza será disponibilizada apenas para os grupos prioritários. Já a vacina contra a dengue será oferecida apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Campanha de vacinação nas escolas do Paraná
Neste primeiro momento, as secretarias municipais vão mapear as escolas e identificar os estudantes com vacinas em atraso, por meio da análise das carteiras de vacinação.
Em seguida, será feito o agendamento do dia de atualização das vacinas. Os pais e/ou responsáveis serão informados e vão receber termos de consentimento para a vacinação na escola.