A reabertura da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S/A (Ansa), antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), foi aprovada.
A Diretoria Executiva da Petrobras confirmou a informação nesta quarta-feira (17). Parada desde 2020, a reabertura da fábrica deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa do Sindiquímica-PR e Sindipetro-PR/SC.
A Petrobras afirmou, em comunicado, que ocorreu a aprovação da “negociação com ex-empregados, e junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos termos da contratação; e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial”.
Fafen: vagas de emprego
Duas entidades que atuaram ativamente pela reabertura da unidade foram o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Montagem (Sindimont) e Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Veja também:
- Novo shopping na Grande Curitiba vai gerar mais de 450 empregos
- Frio no Paraná: termômetros marcam mínima de 4,9°C no estado
Além da Fafen abrir vagas, a Petrobras prevê a recontratação dos funcionários demitidos. A medida tem justificativa social e técnica, uma vez que são trabalhadores que conhecem o funcionamento da fábrica.
A medida vai beneficiar o setor agropecuário, diminuindo a dependência de produtos importados da Europa e Ásia e reduzindo a pressão sobre os preços provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.