Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

As atrações turísticas dos Campos Gerais

- As atrações turísticas dos Campos Gerais

Lazer

As opções de lazer nos Campos Gerais são as mais variadas e vão desde trilhas ecológicas à cachoeiras radicais. Em Ponta Grossa é possível visitar o Recanto Botuquara, o Rio São Jorge e o Buraco do Padre que oferecem piscinas naturais, trilhas, camping, entre outras opções.

Em Castro, o Parque Lacustre dispõe de pista para caminhadas, quadras poliesportivas, parque infantil e local para descanso. O Parque Linear do Rio Capivari também tem uma estrutura semelhante. Ele fica em Jaguariaíva e conta também com uma ciclovia, mirantes e um bosque. 

Ainda em Jaguariaíva tem o Bosque do Tropeiro, que se trata do antigo pouso dos tropeiros e conta com atrativos como o Museu do Tropeiro, as trilhas e até um cantinho do chimarrão.

Religioso

Para os religiosos os Campos Gerais tem diversas opções. A religião predominante na região é a católica e os turistas podem facilmente encontrar alguns Santuários e Igrejas. Em Palmeira fica o Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte, em Ponta Grossa tem a Capela Santa Bárbara e a Paróquia Sant’Ana Catedral, além do Mosteiro dos Monges que oferece até hospedagem.

Em Jaguariaíva fica a Serra Velha, ou Santa do Paredão, onde os fiéis acreditam que encontra-se a imagem de uma santa e na cidade de Castro tem a Igreja Senhora Sant’Ana e o Santuário Nossa Senhora das Brotas.

Ecoturismo

Com uma beleza natural tão única e rara, os Campos Gerais possuem diversas opções de ecoturismo, onde o turista pode ter um contato mais próximo com a natureza e ao mesmo tempo se exercitar. Nesse sentido, destaca-se o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa e o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, que conta com belas paisagens, diversas opções de trilhas, além de possuir o 6º maior Canyon do mundo.

Ainda há opções como o Salto Santa Rosa, Salto Puxa Nervos, a Caverna Olhos D’Água além das opções radicais como rafting no Rio Iapó, em Castro ou em Tigabi.

Cultural

Talvez o turismo mais rico dos Campos Gerais seja o cultural. A região possui várias opções que retratam o surgimento da região e a chegada dos imigrantes. Em castro é possível conhecer a Casa da Cultura Emília Erichsen, a Casa da Praça e a Fazenda Capão Alto. Em Tibagi tem o centro histórico, em Ponta Grossa o Complexo Ferroviário, em Arapoti tem o Moinho Holandês e em Jaguariaíva o Palacete Conde Francisco Matarazzo.

As opções são inúmeras e cada uma delas tem a sua característica. Quem quer conhecer mais sobre a chegada e a passagem dos imigrantes pode seguir os roteiros da Rota Holandesa, em Carambei, Castro e Arapoti, da Rota Eslavo Germânica, em Palmeira e da famosa Rota dos Tropeiros.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo