Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

As delícias dos Campos Gerais

- As delícias dos Campos Gerais

Grande parte da gastronomia dos Campos Gerais tem a influência dos tropeiros que passavam pelo local e que foram descobrindo as terras paranaenses. As comidas típicas da região que não tem relação com os tropeiros, são as trazidas pelos colonizadores.

Um dos pratos mais conhecidos, sem dúvidas, é o feijão tropeiro. A mistura do caldo de feijão com farinha de mandioca, bacon, linguiça e ovos é clássica e insubstituível. Em Tibagi outra iguaria é comum: a Paçoca de Carne. Ela é feita com carne desfiada, temperada e socada no pilão com farinha. Esse prato servia como refeição aos tropeiros que levavam esse alimento em suas jornadas pelo Caminho do Viamão. Ainda em Tibagi é comum encontrar o tradicional biscoito de polvilho.

Além dos pratos típicos, nos Campos Gerais é possível encontrar as colônias. Em Castro fica a Castrolanda e em Palmeira a Witmarsum, ambas oferecem cafés coloniais e vendem seus produtos artesanais. A Colônia Santa Bárbara, em Palmeira, também produz vinhos e queijos artesanais e em Carambeí é possível encontrar vários pratos da gastronomia européia como tortas e bolachas.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo