Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Castro abriga museus e exposições que retratam a história dos tropeiros

Uma importante cidade, com lugares encantadores e muita história para contar. A história de Castro é norteada pela cultura dos tropeiros, uma das mais importantes para o desenvolvimento do sul do Brasil. O município fica há aproximadamente 75 km de Ponta Grossa, seguindo pela PR 151. A viagem dura em torno de 1h30 e há um pedágio no caminho, no valor de R$ 9,70.

O complexo histórico de Castro engloba o Museu do Tropeiro, a Casa de Sinhara, a Igreja Matriz, a Casa da Praça e a Casa da Cultura.

O prédio do Museu do Tropeiro foi fundado em 1977 e foi restaurado recentemente. No local é possível ter acesso à objetos, ilustrações e exposições que retratam detalhes da vida dos tropeiros, das viagens que faziam e de toda a história da cidade. O museu é aberto a visitação de segunda à sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Outro local que retrata a história dos primeiros moradores de Castro é a Casa de Sinhara, que mostra como era o ambiente doméstico e familiar na época do tropeirismo.

A Igreja Matriz da cidade surgiu em 1750, como uma pequena capela e, ao longo dos anos, foi crescendo até se transformar no que é hoje.

Outros locais da cidade ainda abrigam galerias de arte, recebem espetáculos de teatro, exposições artísticas, entre outras. Na Casa da Cultura ainda é possível ter acesso ao arquivo público municipal, muito procurado por historiadores.

Além da parte cultura, a cidade é cheia de belezas naturais, como o próprio Rio Iapó, que funciona como um ponto de encontro e um local de lazer da cidade. Confira mais sobre a cidade na matéria!

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo