Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Conheça as belezas naturais de Reserva

Partindo de Ponta Grossa, siga pela BR-376 por pouco mais de 100 km, passando também pela PR-441, e você chegará em Reserva, uma cidadezinha tranquila, com cerca de 25 mil habitantes. A viagem dura, aproximadamente, 1 hora e meia e há um pedágio no caminho, no valor de R$ 10,90.

A presença marcante dos índios no local influenciou no nome do município. A origem da cidade está ligada aos bandeirantes paulistas e curitibanos, homens que saiam em busca de ouro e pedras preciosas pela região e que, por essas terras, criaram vilarejos.

Os moradores mais antigos contam que, quando foram construir a igreja Menino Jesus, foram encontrados ossos, caixões e flechas, que levam a acreditar que o local serviu como cemitério para os primeiros habitantes.

A economia de Reserva gira em torno da agricultura e, em especial, de um produto que gera muita renda para a cidade: o tomate. Na década de 90, um agricultor percebeu que o clima do município era favorável para a produção da fruta. O investimento deu tão certo, que rendeu o título de “Capital Paranaense do Tomate”. Reserva possui 180 produtores e muitos empregos são gerados por causa dessa produção, que é levada para diversos estados do país.

O aeromodelismo,  atividade que envolve a construção e o voo de aeronaves em escala reduzida, se tornou um passatempo para a população de Reserva e garante muita diversão. 

Reserva possui muitas belezas naturais, como as cavernas e, principalmente, as cachoeiras, que são consideradas alguns dos lugares mais encantadores da cidade.

E é claro que na “cidade do tomate”, o prato tradicional envolve o fruto! Trata-se de tomates recheados com um saboroso molho e bacon. Ficou com vontade? Saiba mais sobre essa receita assistindo ao vídeo!

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo