Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ivaí reúne traços da cultura ucraniana

Para chegar à pequena cidade de Ivaí, assim intitulada em homenagem ao rio de mesmo nome, siga pela PR-522. São 101 km de Ponta Grossa até o município e cerca de duas horas de viagem. No trecho, não há pedágios.

Logo na entrada de Ivaí, existe um portal belíssimo que reforça os traços dos primeiros moradores da região: os ucranianos.  A cidade, que tem apenas 57 anos, possui pouco mais de 12 mil habitantes.

A história do município começa na Praça Taraschewtchenko, onde está localizada a igreja Sagrado Coração de Jesus. Foi neste local, a partir de 1900, que os imigrantes ucranianos começaram o acampamento que daria origem à cidade.

A cultura ucraniana sempre foi muito religiosa e é nas igrejas que os imigrantes relembram suas origens. Esses lugares costumam ser super decorados, com muito artesanato da Ucrânia e bordados típicos do país.

Outro ponto forte dessa cultura é a gastronomia, na qual o repolho e a carne de porco são a base da alimentação. Quer saber mais sobre as delícias da região? Assista ao vídeo!

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo