Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

O maior sítio arqueológico do Paraná fica em Ventania

Justamente na divisa entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro do estado, está Ventania. A pequena cidade, antes distrito de Tibagi, se tornou município em 1993 e guarda muitas histórias. Para chegar lá, basta seguir pela PR 151 até Piraí do Sul e depois pegar a PR 090. A viagem dura cerca de 2h30 e no caminho todo tem apenas dois pedágios, nos valores de R$ 7,40 e R$ 9,70.

O nome da cidade teve origem graças à um tufão que atingiu a região em 1870. O local possui o maior sítio arqueológico do Paraná, com vistas e lugares incríveis. No Morro Azul é possível descobrir segredos da história os índios e conhecer a abertura rochosa, conhecida como Casa de Pedra, um lugar que atrai muitas pessoas, pois existe uma crença de que no local existem tesouros.

Na verdade, moradores da cidade já encontraram tesouros históricos, como cerâmicas e pinturas rupestres, deixadas pelos índios. Hoje, esses objetos foram doados à museus.

Além das belezas arqueológicas, Ventania possui um ótimo clima e solo para o plantio de oliveiras. A cidade é uma das maiores produtoras de azeite de oliva do estado e o azeite fabricado está à altura da qualidade dos importados. 

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo