Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ortigueira mantém tradições de seus colonizadores


Saindo de Ponta Grossa e seguindo cerca de duas horas pela BR 376, sentido norte, chega-se a Ortigueira, um município com aproximadamente 25 mil habitantes. A cidade existe há 65 anos e conta com a terceira maior extensão territorial do estado. O trajeto possui cerca de 141 km e conta com dois pedágios, no valor de R$ 10,90 cada.

O que move a economia, a agricultura e a culinária do município é o mel, até por isso que a cidade tem o apelido de 'Cidade do Mel'. O produto é exportado e ganhou fama graças à sua delicadeza. A equipe da Rede Massa foi conhecer um apiário local, confira a experiência assistindo ao vídeo! 

Ortigueira possui uma das maiores produções de mel do Brasil. São cerca de 500 toneladas do produto produzidas anualmente e quase 300 apicultores locais, que mantém as tradições das famílias.

E quando se trata de tradição, os moradores da cidade se destacam quanto às heranças geradas pelos colonizadores. As colônias ucranianas passam de geração em geração a tradição da dança e das vestimentas, assim como as reservas indígenas locais também. Atualmente são três reservas que mantém vivos os costumes dos ancestrais.

Outro fator que chama atenção em Ortigueira é a beleza das cachoeiras e das cavernas com estalagitites. São 17 cachoeiras catalogadas e uma delas é o ponto turístico mais visitado: o Véu da Noiva. Para chegar lá são cerca de 2 quilômetros de trilha, que cruza vários córregos e dois rios para cruzar. Confira aventura da equipe na matéria!


Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo