Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Telêmaco Borba abriga parque ecológico com mais de 10 espécies ameaçadas de extinção

Telêmaco Borba, conhecida como “Cidade do Papel”, é um dos maiores municípios dos Campos Gerais e possui em torno de 70 mil habitantes. A cidade está localizada a, aproximadamente, 130 km de Ponta Grossa. Partindo da BR-376, são cerca de duas horas de viagem e você passará por um pedágio, no valor de R$ 10,90.

A famosa Cidade do Papel pertencia a Tibagi e, somente em 1963, o distrito foi elevado à categoria de município emancipado. A instalação da gigante indústria Klabin, maior produtora e exportadora de papeis para embalagens do país, desenvolveu o local e atraiu muita gente de fora com a grande oferta de empregos. 

O bonde aéreo, um dos cartões postais da cidade, tem a intenção de servir como meio de transporte para os funcionários da empresa. A maior parte da madeira usada na produção é plantada no próprio município. São florestas enormes, o que garante a manutenção da fauna e da flora local.

A preocupação com o meio ambiente também levou a empresa a criar um parque ecológico, espaço para onde são levados os animais feridos. Mais de 10 espécies encontradas no local são ameaçadas de extinção e os destaques do parque são os pumas, os papagaios-de-peito-roxo e o bugio-ruivo.

As praças da cidade são opções para lazer, práticas esportivas e, aos poucos, dão espaço para atividades culturais, como a Praça da Família.

O prato típico de Telêmaco Borba é o entrevero de pinhão, desenvolvido pelos tropeiros com ingredientes de diversas regiões. Por isso, não existe uma receita exata do prato, cada um prepara do jeito que achar melhor. Quer saber mais sobre essa delícia? Assista ao vídeo e fique com água na boca!

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo