Vulcão entra em erupção na Rússia

Com a colaboração de SBT News

Aldeias na região ficaram cobertas por cinzas

O Vulcão Shiveluch entrou em erupção nesta madrugada de terça-feira (11), na Rússia. Um dos mais ativos no país, fica localizado na península oriental de Kamchatka. Com a erupção, dezenas de aldeias foram atingidas por nuvens de cinzas, com poeira atingindo aproximadamente 8,5 cm, uma das maiores registradas nos últimos sessenta anos.

Aldeias na região ficaram cobertas por cinzas
Foto: Reprodução/Twitter itsmeback_

Riscos de deslizamentos

Os riscos de deslizamentos ainda deixam os moradores da região em alerta. Os fluxos de lavas, derretem a neve ao redor do vulcão Shiveluch, podendo a qualquer momento ter deslizamentos de lama. Um alerta vermelho foi emitido pela Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT), dizendo que a atividade do vulcão pode atingir aviões internacionais ou de baixa altitude.

Não houve vítimas

As autoridades que monitoram o vulcão, não contabilizaram ainda os danos materiais e nem houve relatos de alguma morte. Algumas escolas na península foram fechadas e os moradores da região orientados a permanecerem dentro de casa. Não houve vítimas fatais.

Vulcão Shiveluch

O Shiveluch é um dos maiores e mais antigos vulcões do mundo, com mais de sessenta mil anos. De acordo com algumas informações, o vulcão estava se preparando para erupção desde o ano passado. Novas nuvens de cinzas ainda não podem ser descartadas, segundo autoridades locais.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.