Lua de Mel e Bolo Sonho são sugestões para o fim de semana

Para quem gosta de se aventurar na cozinha e é apaixonado por doces, a chef Cecília Victorio selecionou duas receitas, que mesmo que você não seja um expert em confeitaria certamente vai conseguir fazer.

Coberto de creme de confeiteiro, o Bolo Sonho já sai do forno recheado para você surpreender toda a familia, mas é importante prestar atenção nas medidas dos ingredientes para que a massa fique fofinha e parte do creme permaneça sobre o bolo.

A outra sugestão, é um pouco mais complexa, mas proporcionalmente deliciosa. A famosa Lua de Mel, que geralmente encontramos nas vitrines das padarias, tem aqui uma massa super macia, recheio de creme de confeiteiro e ainda leva uma calda para ficar mais molhadinha e gostosa.

Aproveite as dicas e vá para cozinha testar suas habilidades!

BOLO SONHO

Ingredientes – Recheio:

450g de leite integral

2 gemas

80g de açúcar refinado

35g de amido de milho

5ml de essência de baunilha

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e mexa com o fuê para dissolver as gemas. Leve em o fogo médio e, após abrir fervura, cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. Coloque o recheio morno numa manga de confeitar e reserve.

Ingredientes – Massa:

3 ovos

130g de iogurte natural integral

65ml de leite integral

130g de açúcar refinado

125ml de óleo de milho

265g de farinha de trigo

15g de fermento em pó

Modo de preparo:

Bater por 3 minutos na batedeira em velocidade alta os ovos inteiros, o iogurte, o leite, o açúcar e o óleo. Com a batedeira ligada, acrescente a farinha aos poucos e bata mais 2 minutos. Pare de bater e adicione o fermento em pó e mexa com o fuê delicadamente sem bater. Coloque a massa numa forma redonda de 24cm untada e enfarinhada. Faça listras com o saco de confeiteiro sobre a massa usando o recheio feito acima. Leve ao forno a 180º C por 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Finalize colocando açúcar gelado sobre bolo.

LUA DE MEL

Ingredientes – Massa:

2 ovos médios

50g de açúcar refinado

1750ml de água morna

175ml de leite integral morno

40g de banha de porco ou 60g de margarina ou 60g manteiga

10g de fermento seco ou 30g de fermento fresco

5g de sal

500g de farinha de trigo   

Modo de preparo:

Coloque num bowl, a água morna, o leite morno, o fermento e misture bem até dissolver. Junte o açúcar, os ovos, a banha, o sal e misture novamente até agregar todos os ingredientes. Adicione a farinha aos poucos até formar uma porção de massa. Coloque a massa numa bancada, rasgue-a e sove-a por pelo menos 10 minutos. Caso comece a grudar, coloque um fio de óleo na bancada. Após sovar, coloque a massa num bowl, cubra com um plástico filme e deixe descansar por 20 minutos. Após descansar, corte em porções de 15g. Boleie cada porção, coloque as bolinhas em uma forma untada e enfarinhada, cubra com plástico e deixe descansar novamente por 35 minutos. Leve ao forno por 30 minutos a 160°C ou até a base dos pãezinhos ficarem num tom dourado bem claro. Retire do forno e quando estiverem mornos, passe na calda e logo após no coco ralado e finalize recheando os pãezinhos com creme de confeiteiro ou recheio de sua preferência.

Ingredientes – Calda:

400ml de leite integral

200ml de leite de coco

200g de leite condensado

150g de coco ralado fino

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes.

Ingredientes – Creme de Confeiteiro:

300ml de leite integral

1 gema de ovo

60g de açúcar refinado

25g de margarina sem sal

1 colher de chá de essência de baunilha

25g de amido de milho

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela, leve ao fogo sempre mexendo. Cozinhe por 8 minutos. Deixe esfriar. Coloque na manga de confeitar e recheie os pãezinhos.

Informações da assessoria de imprensa