Receita de salmão com legumes é opção saborosa para o almoço de dia das mães digno de restaurante

A data é comemorada no Brasil no próximo domingo (9)

Devido ao isolamento social estabelecido para impedir a disseminação do Coronavírus, é preciso descobrir novas maneiras de celebrar as datas especiais com segurança.

Para ajudar nessa tarefa, a chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, traz um passo a passo da receita de Salmão com Legumes e dá instruções para preparar um almoço digno de uma cozinha profissional em casa. “Embora nada substitua uma refeição no melhor restaurante, é possível criar sua própria experiência gastronômica sem sair de casa. Esse prato reúne ingredientes saborosos, como o peixe que confere o gosto umami”, explica a especialista, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, responsável pelo prolongamento do sabor e aumento da salivação.

A chef dá dicas para quem poderá passar a data perto da família e deseja tornar a refeição ainda mais especial. “Prepare a comida com antecedência e pense nos detalhes da composição da mesa com uma toalha ou jogo americano, invista em uma iluminação com velas e aposte na decoração. Outro item indispensável é a entradinha: com três tipos de pães na cestinha e dois patês é possível fazer um aperitivo delicioso. Por fim e não menos importante, faça uma seleção especial de músicas”, finaliza a especialista.

Confira a receita:

INGREDIENTES:

4 pedaços de filé de salmão, sem pele (1 kg)
Suco de 1 limão (30 ml)
1 e meia colher (chá) de sal (7,5 g)
1 xícara (chá) de ramos de couve-flor (70 g)
1 xícara (chá) de ramos de brócolis (70 g)
1 cenoura média cortada em rodelas (150 g)
10 vagens cortadas em 3 partes (100 g)
4 colheres (chá) de azeite de oliva (20 ml)

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma tigela, coloque o peixe e tempere-o com o suco de limão e 1 colher (chá) do sal. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por, pelo menos, 15 minutos. Reserve.
  2. Disponha cada filé sobre um pedaço de papel-alumínio (25 x 30 cm).
  3. Cubra com os legumes e regue cada porção com um pouco do suco da marinada e 1 colher (chá) do azeite previamente misturado com o sal restante.
  4. Feche bem os pacotes, deixando um espaço no interior para a circulação do ar, e acomode-os em uma assadeira grande. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.
  5. Retire do forno e, com cuidado para não se queimar, abra os papelotes. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (+ 15 minutos de geladeira + 30 minutos de forno).

Informações da assessoria de imprensa