Com mil doses a mais, Paraná recebe novo lote e alcança marca de 6 milhões de vacinas

O Paraná recebeu na noite desta quarta-feira (9) mais 238 mil vacinas contra a Covid-19, sendo 237 mil doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz, produzido no Brasil a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado, e mil doses da AstraZeneca/Oxford importadas por meio do consórcio Covax Facility, do qual o País é signatário.

(Foto: Américo Antonio/SESA)

As vacinas fazem parte da 24ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O documento orienta que as 237 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz sejam destinadas a pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de um ajuste de doses para povos e comunidades tradicionais ribeirinhos.

Já as mil doses oriundas do Covax fazem parte de um ajuste populacional no grupo de trabalhadores do transporte aéreo, conforme pedido do Governo do Estado ao Ministério da Saúde. Todas as 238 mil doses são direcionadas para a primeira aplicação (D1).

As doses estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão distribuídas a partir desta quinta-feira (10) para as 22 Regionais de Saúde junto da remessa de 145 mil vacinas da Pfizer. A disponibilização das duas possibilitará avançar ainda mais nos públicos prioritários já atendidos e iniciar a imunização de profissionais da educação do Ensino Superior, novidade anunciada nesta semana pelo Governo do Estado.

Nova marca

Com a nova entrega, o Paraná soma 6.075.060 vacinas contra a Covid-19. O Estado já aplicou 4.175.619 doses até as 21h desta quarta-feira (9), sendo 2.929.472 D1 e 1.246.147 D2. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná é o sexto do País em número absoluto de aplicações.

Orientações

O 22º Informe Técnico do Ministério da Saúde reforça que as vacinas possuem operacionalizações diferenciadas. A vacina AstraZeneca/Fiocruz tem cinco doses por frasco-ampola e validade de até 48h após abertura. A AstraZeneca/Covax possui dez doses por frasco-ampola, com validade de até seis horas após abertura do frasco. O intervalo entre a D1 e D2 permanece em 12 semanas para ambas as vacinas.

Colaboração Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.