Além de Curitiba, vacinas da Pfizer serão distribuídas para outros cinco municípios

Cinco municípios paranaenses passam a integrar a estratégia de distribuição das vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech. O terceiro lote dos imunizantes, que chega à Capital nesta terça-feira (18), com mais 39.780 doses, será distribuído para as cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Colombo e São José dos Pinhais – além de Curitiba que já recebeu doses dos dois lotes anteriores.

Foto: Divulgação

A descentralização faz parte da estratégia da secretaria estadual da Saúde de colocar todas as vacinas recebidas à disposição da operacionalização do programa de imunização.

O imunizante produzido pela Pfizer/BioNTech necessita de cuidados específicos. A longo prazo, eles precisam de armazenamento a -70°C, temperatura que requer freezers de alta performance. No entanto, a vacina pode ficar armazenada a -20°C por até duas semanas, e ainda entre 2º e 8ºC por até cinco dias. Estas janelas de intervalo possibilitam que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada em municípios que não estejam equipados com os freezers ultracongelantes.

“Quando a dose chega ao Cemepar [Centro de Medicamentos do Paraná, onde é feita a logística para distribuição do Estado], ela está a -20°C. Quando são colocadas para transporte por avião, são conservadas em geladeiras comuns, de 2°C a 8°C, tendo cinco dias para serem aplicadas. Por isso, as prefeituras e secretarias municipais de saúde já precisam estar cientes disso, articulando rapidamente o público para receber essas vacinas”, explicou o secretário da pasta, Beto Preto.

Dessa maneira, a Secretaria da Saúde passou a viabilizar a distribuição do imunizante em cidades de grande e médio porte, que têm a possibilidade de receber, conservar e aplicar a vacina dentro destes prazos. O primeiro lote, composto de 32.760 doses, chegou ao Paraná em 3 de maio e foi distribuído apenas na Capital. Já no segundo lote, com 67.800 doses, a pasta ampliou os destinos: além de Curitiba, as cidades de Cascavel, Londrina e Maringá entraram na divisão. Essas doses foram distribuídas nesta terça (18).

No terceiro lote, mais cidades foram então incluídas no plano. Para a escolha, a secretaria leva em consideração a capacidade vacinal do município – o tamanho da população que ele pode abranger dentro do prazo estipulado. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, explica que, neste momento, a palavra de ordem é praticidade.

“Não adianta descentralizar apenas dois ou três frascos de vacina por município nesse momento. Isso geraria uma expectativa muito grande em função do resultado. Seguindo essa lógica, optamos por colocar a Pfizer em cidades maiores, que têm em média um mínimo de 200 mil habitantes. Essa é a linha de corte para começar uma experiência de maior descentralização, trabalhando com esse prazo mais curto”, explicou ele.

Grupos prioritários

Neste terceiro lote, as vacinas da Pfizer/BioNTech são todas destinadas à primeira dose dos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência. A remessa chega no Aeroporto Afonso Pena às 19h20, sendo encaminhada na sequência para o Cemepar. Sua distribuição para as novas cidades será realizada nos próximos dias.

Municípios que não recebem as doses deste imunizante são compensados na mesma proporção com doses das duas outras vacinas: Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz).

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.