Em três dias, 458 testes de covid-19 são realizados no Aeroporto Internacional Afonso Pena

A ação de testagem por antígeno para covid-19, realizada desde quarta-feira (2) no aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, resulta em 458 testes aplicados, com sete resultados positivos para a doença.

A testagem é voluntária e segue neste sábado (05) das 10 horas às 15 horas, no setor de desembarque do aeroporto. Este é o horário que concentra maior número de voos nacionais e internacionais. O passageiro que chegar de qualquer voo, nacional ou internacional, pode procurar pela equipe da Saúde que está aplicando o teste.

“Em poucas horas de trabalho de coleta no aeroporto, já detectamos sete pessoas infectadas com pelo coronavírus. São pessoas que agora estão em isolamento, orientadas e vão deixar de transmitir o vírus para dezenas de outras pessoas da família ou do trabalho. São pequenas ações como esta que geram grande repercussão e interrompem a transmissão”, enfatizou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Para fazer o teste, o passageiro preenche um formulário, indicando origem do voo e conexões, dados pessoais e endereço de residência ou do local que permanecerá no Paraná, caso esteja em trânsito.

Em caso de resultado positivo no teste por antígeno, a pessoa será encaminhada para uma segunda coleta, ainda no aeroporto. “O segundo teste será por PCR, que é o padrão ouro, e agilizaremos para o resultado final ao passageiro”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti Lopes. “Porém, já diante do primeiro resultado positivo, o passageiro assinará um termo de compromisso de isolamento imediato. Todos estes protocolos são informados ao passageiro antes da testagem que é voluntária”, disse ela.

A ação tem o apoio do Instituto de Biologia Molecular, que cedeu 1.000 testes por antígeno; pela Anvisa Paraná, que participa com a Vigilância em todo o processo, e da Infraero, que além do espaço, faz o descarte correto do material utilizado na aplicação dos testes.

Informações da Agência Estadual de Notícias