Paraná solicita antecipação da vacinação de trabalhadores da Educação

Nesta quarta-feira (28) o Governo do Paraná apresentou, ao Ministério da Saúde, um pedido de antecipação da vacinação contra a covid-19 dos profissionais e trabalhadores da Educação. O apelo foi feito pelo secretário da Saúde, Beto Preto, para as autoridades da pasta federal em Brasília. O Paraná defende a readequação do calendário nacional para que a imunização dos docentes e servidores aconteça junto com a das pessoas com comorbidades.

Foto: Rodrigo Rossi

“Entendemos que existe viabilidade para uma vacinação em paralelo. Esta tem sido a orientação do governador Ratinho Junior. O Estado vem trabalhando com essa possibilidade. Temos seguido o Programa Nacional de Imunização, mas estamos pleiteando essa alteração junto ao Ministério”, afirmou o secretário.

Ele entregou um ofício ao secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, reforçando o posicionamento do Estado.

Beto Preto destacou que a mudança na orientação e a garantia das doses precisam partir do Ministério da Saúde. “Queremos vacinar os professores. Precisamos de vacinas. Vamos enfatizar esta posição do Paraná acerca da cobertura da Educação. Cabe ao Ministério essa revisão”, afirmou.

A adequação, de acordo com o secretário, é viável, seguindo, inclusive, o novo entendimento da antecipação da vacinação das forças de segurança e salvamento pelo próprio Ministério.

“Precisamos de mais doses para que a gente avance rapidamente nos grupos prioritários. O próprio PNI antecipou essa cobertura para as forças de segurança. Da mesma forma, queremos que o governo federal envie doses para que a gente inicie a vacinação dos trabalhadores da educação o mais rápido possível”, frisou Beto Preto.

Em Brasília

A agenda do secretário em Brasília dá sequência a um primeiro contato feito pelo governador Ratinho Junior com o ministro Marcelo Queiroga, novo titular da pasta. Na ocasião o pedido englobou revisão dos quantitativos de doses enviadas, que considerou o Censo populacional de 2010, a recomposição do número de trabalhadores de saúde e agilidade na distribuição das vacinas.

No ofício desta quarta, a Secretaria de Estado Saúde reforça a defasagem de 78.400 doses que deveriam ser aplicadas nos trabalhadores de saúde.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.