Secretaria da Saúde do Paraná afirma que não distribuiu vacinas vencidas

Após a informação, divulgada nesta sexta-feira (2), de que diversos estados do Brasil aplicaram vacinas vencidas da AstraZeneca, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) se manifestou sobre o assunto.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em nota, a Secretaria afirma que não recebeu e não repassou imunizantes contra a covid-19 fora da validade anunciada pelos fabricantes.

Segundo o órgão: “Dentre os oito lotes de AstraZeneca mencionados pelo levantamento da Folha de S.Paulo, o Paraná recebeu apenas dois (4120Z005 e CTMAV520). O primeiro foi distribuído aos municípios no dia 23 de janeiro, com validade até 14 de abril. Foram 86,5 mil unidades, O segundo, com 38,6 mil, foi enviado às cidades no dia 26 de março, com validade até 31 de maio.”

O comunicado informa que o período mínimo entre a distribuição e a validade dos imunizantes foi de 66 dias e o máximo, de 81 dias. A Sesa considera improvável que os municípios tenham utilizado vacinas vencidas, pelo fato de que é realizada a aplicação instantânea após o recebimento.

Uma explicação para os dados, pode ser um erro no sistema: “Segundo o setor de Imunizações da Secretaria, trata-se de problema de registro no sistema nacional, a Rede Nacional de Dados em Sáude (RNDS).

O Estado orientou os municípios nesta sexta-feira (2), mais uma vez, para que corrijam os registros no sistema, ressaltando que a funcionalidade de correção, por parte do Ministério da Saúde, só foi disponibilizada há 15 dias.”

Por fim, a Secretaria afirma que todas as vacinas são seguras e eficazes.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.