Ações de conscientização contra feminicídio acontecem nesta quinta-feira

Após instituição da lei estadual, sancionada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em 2019, nesta quinta-feira (22) é o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio. O objetivo da lei é incentivar e unificar ações de prevenção à violência contra a mulher.

Foto: Rogério Machado/Arquivo AEN

Portanto, amanhã começará uma campanha virtual nas redes sociais da Secretaria da Justiça, pelo Facebook e Instagram. Além disso, haverá mobilização em Curitiba, das 13 horas às 16 horas. O ônibus Lilás, unidade móvel que leva atendimento às mulheres, estará posicionado na Praça Osório, no início do calçadão da Rua XV. Serão distribuídos materiais informativos em defesa dos direitos da mulher, alertando contra todos os tipos de violência.

Atualmente, o Paraná possui canais de denúncias anônimas, como os telefones gratuitos 180 (nacional) e 181 (estadual), que permitem que outras pessoas também avisem a polícia sobre casos de violência contra a mulher.

A campanha virtual nas redes sociais da Secretaria tem como objetivo destacar a importância de denunciar qualquer violência contra as mulheres, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, afinal, toda e qualquer agressão deve ser combatida.

Proteção

Por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho desenvolve ações na proteção e garantia dos direitos das mulheres e atua para combater qualquer tipo de violência. Um dos equipamentos é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.

O estado conta ainda com os Ônibus Lilás, unidades de atendimento itinerante que levam serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência aos municípios paranaenses.

Neste ano também foi instituído um grupo de trabalho para combater e acompanhar os casos de feminicídio no Paraná. Ele é liderado pelo Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.