No fim da tarde desse domingo (27), Curitiba recebeu pancadas de chuva localizada, com registro de granizo e queda de energia em alguns bairros. Os mais afetados foram: Santa Cândida, Boa vista, Abranches, Barreirinha e Bairro Alto.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, até 21 horas, foram registradas 20 solicitações de lona no sistema da Guarda Municipal de Curitiba. Não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados.
Mas capital há ainda imóveis sem energia elétrica na manhã segunda-feira (28). As rajadas de vento chegaram a 62 km/h, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A região Norte for a mais atingida.
Paraná
Segundo a Defesa Civil, algumas cidades do interior do Paraná também foram atingidas por temporais, como Reserva do Iguaçu, Faxinal, Guarapuava e General Carneiro.
179 mil imóveis ficaram sem energia em todo o estado. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), na manhã desta segunda-feira (28), 62 mil unidades consumidoras ainda estavam sem luz
Evite sair de casa
Enquanto estiver chovendo, a orientação da Defesa Civil é que se evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Debaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel.