Motoristas devem ter atenção redobrada ao dirigir no inverno

Com a aproximação de frentes frias e massas de ar polar, as temperaturas devem cair bruscamente nos próximos dias e com isso, os motoristas devem ter cuidado redobrado para trafegar pelas rodovias. A concessionária Arteris alerta que a baixa visibilidade, provocada pela neblina, pode causar acidentes. Além disso, as quedas bruscas de temperatura combinadas com umidade relativa do ar podem causar a formação de gelo na pista e até congelamento do combustível no caso dos caminhões.

Foto: Divulgação | Arteris

O nevoeiro que se forma com a combinação do ar mais úmido pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência. Esses nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno.

Confira algumas dicas:

  • Cubra ou isole os filtros (racor), evitando que o filtro fique exposto às baixas temperaturas;
  • Proteja os tanques de combustível, pois o diesel pode congelar;
  • Importante sempre abastecer com combustível de qualidade.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Dirigir de forma segura é, em determinados momentos, tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca o gerente de Operações da Arteris na Regional Sul, José Júnior.

Com a proximidade dessa massa de ar polar é comum a formação de geadas, especialmente nas regiões mais altas e em trechos de serras. A fina camada de gelo que fica sobre os carros, pode também se acumular na pista em caso de temperaturas negativas. A recomendação para evitar a formação de gelo no para-brisa do carro é aplicar vinagre diluído em água na noite anterior a geada. Graças ao ponto de congelamento mais baixo do que o gelo, impede a formação de cristais. Jamais jogue água quente. O ideal é deixar o gelo derreter em um local com sombra ou passar um pano com água e álcool em todo o carro.

Para os caminhoneiros, a orientação da Arteris é para que busquem locais seguros e aquecidos para o descanso, nunca em acostamento. Em caso de temperaturas negativas, especialmente pela manhã e ao anoitecer – é possível que haja congelamento do combustível, nesse caso entre em contato imediatamente com a concessionária para apoio e resgate.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.