Roubos em ambientes do transporte coletivo caem 48% no Paraná, aponta balanço

Os roubos em ambientes do transporte coletivo no Paraná caíram 48,6% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Em 2021, foram 490 ocorrências a menos. Em Curitiba, a redução foi de 55%. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a queda é resultado de medidas, como operações para impedir o crime nas regiões de maior incidência.

Foto: PMPR

Segundo a análise, entre janeiro e junho deste ano, a partir de demandas ou flagrantes, a Polícia Militar (PM) atendeu 518 ocorrências relacionadas ao transporte público em todo o estado, incluindo ônibus, terminais, pontos de ônibus, estações tubo e proximidades. Já no mesmo período de 2020, foram 1.008 atendimentos.

A estatística é resultado da soma dos crimes de roubo, roubo agravado, roubo com resultado de lesão corporal grave e roubo com resultado de morte, ocorridos em ônibus, pontos de ônibus, terminais de ônibus, terminais urbanos, estações tubo e proximidades.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, explica que algumas mudanças operacionais influenciaram na queda desta modalidade de crime. As principais são a presença de viaturas nas ruas e a intensificação das ações integradas com outros órgãos de segurança pública.

O roubo relacionado ao transporte coletivo está em queda desde 2016. Naquele ano, a PM atendeu 6.490 ocorrências dessa natureza, mas o número caiu e, em 2020, foram 1.685 casos registrados.

O subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, destaca que os autores não têm horário para agir, mas preferem alguns períodos específicos, e isso é mapeado pela Polícia Militar. “Os roubos são cometidos principalmente à noite, quando as linhas de ônibus estão quase encerrando suas operações, em que geralmente estão apenas o motorista e o cobrador. À noite também é comum, em geral, as pessoas ficarem mais desatentas, querendo chegar logo ao local de destino.

Curitiba

As unidades da PM que atuam em Curitiba fizeram várias operações para prevenir esse tipo de crime. O intenso tráfego de ônibus e a interligação com os municípios da Região Metropolitana foram alguns dos fatores analisados pelas equipes de planejamento dos batalhões para que as ações fossem mais efetivas.

O balanço mostra que na capital as equipes policiais atenderam 331 roubos em ambientes relacionados ao transporte coletivo, uma diferença de 410 crimes no comparativo entre o primeiro semestre deste ano com o do ano passado.

A região Leste da cidade, atendida pelo 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), foi a que teve maior redução, com 177 casos a menos (de 262 caiu para 85), ou seja -67,5%. Os bairros da região Central também registraram decréscimo: nos seis primeiros meses de 2021 foram 66 ocorrências, 77 a menos que no mesmo período do ano anterior, quando houve 143 (-53,8%).

Na Região Metropolitana de Curitiba houve queda nas regiões de São José dos Pinhais, Colombo e Piraquara. No Litoral, a diminuição foi em Paranaguá.

Nesse primeiro semestre foram atendidas, na RMC e Litoral, 116 ocorrências, contra 146 no mesmo período do ano passado, uma redução de 20,5%.

Interior

No Noroeste do estado, considerando as regiões de Maringá, Cruzeiro do Oeste, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Loanda, Cianorte e Colorado, foi registrado apenas um roubo em transporte coletivo, entre janeiro a junho deste ano. No mesmo período do ano passado houve seis casos, uma queda de 83,3%.

Nas demais regiões também aconteceu redução significativa. Na região de Londrina a queda foi de 15,7% (de 38 foi para 32) e na de Cascavel houve decréscimo de 41,6% (de 12 caiu para 07). Já na região de Ponta Grossa, a PM registrou queda de 52,3% (de 65 ocorrências foi para 31).

Orientações

O subcomandante-geral da PM ressalta duas principais orientações sobre como o usuário deve agir caso seja vítima de um roubo mediante uso de arma de fogo ou arma branca. “A primeira delas, no momento do crime, é não reagir. Não reagir favorece sua própria segurança, a integridade física e a vida, tanto dele quanto das pessoas que, por ventura, também estejam presentes”.

O coronel também alerta o cidadão para que não deixe objetos de valor à mostra, como celulares, relógios e dinheiro, para evitar roubo ou furto.

“Pedimos ainda que a vítima, de imediato, busque registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia ou que entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190. Isso cria a possibilidade de recuperar do objeto furtado e ainda reforça a nossa base de dados e georreferenciamento para mapearmos este tipo de ocorrência nas cidades. Assim podemos aplicar, de maneira mais pontual, o nosso policiamento ostensivo”, explica o coronel Barroso.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.