Termina nesta quarta-feira o prazo para lances no leilão de veículos da Polícia Militar

Termina nesta quarta-feira (28), às 9 horas, o prazo para formalização de lances no leilão de 98 veículos da Polícia Militar do Paraná. Eles não são úteis para o uso policial nas ruas, mas servem para uso no cotidiano, fora da atividade.

Foto: Divulgação SESP/PR

Eles estão em pátios de quartéis de cidades do Oeste do Estado e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O dinheiro arrecadado nesse leilão servirá para reequipar a frota da Polícia Militar (PM).

Toda a negociação ocorre virtualmente pelo site do leiloeiro. Os compradores precisam formalizar um cadastro com dados pessoais para efetivar os lances. Com os outros 99 veículos já leiloados até esta terça-feira (27), a PM coloca à venda, nestes dois lotes, 197 automóveis, motocicletas, ônibus e pequenos caminhões.

O leilão é uma cooperação técnica entre a Secretaria da Segurança Pública, a PM e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Todo o processo foi elaborado atendendo aos requisitos de viabilidade técnica, financeira, orçamentaria e jurídica, para dar o devido destino aos bens do Estado.

O principal objetivo é desonerar a PMPR de gastos excessivos com manutenção de veículos antigos, além de liberar espaço nos pátios de unidades da corporação para evitar proliferação de insetos e ratos e, consequentemente, focos de dengue e outras doenças. 

Segundo o chefe do Centro de Motomecanização da Polícia Militar, capitão Ismael Veiga, a meta é leiloar todos os veículos com mais de 10 anos de uso em um curto espaço de tempo. “Vamos otimizar a frota da PM através do descarte e leilão dos inservíveis, sucatas e veículos mais antigos e, posteriormente, adequar o número de viaturas à Corporação”, disse.

O planejamento é de que todos os Comandos Regionais da PM e unidades especializadas sejam englobados por esta medida até o final de 2021, somando aproximadamente 1.800 viaturas retiradas dos pátios da Polícia Militar em todo o Paraná. “Neste primeiro leilão, com dois lotes, são 197 viaturas leiloadas e temos a expectativa de, no próximo mês de maio, atender o Batalhão de Polícia de Fronteira e as unidades do Noroeste paranaense”, destacou o capitão.

Leilão

Os veículos estão nos pátios das unidades do 14º Batalhão (Foz do Iguaçu), 6º Batalhão (Cascavel), 3º Batalhão (Pato Branco), 21º Batalhão (Francisco Beltrão), 19º Batalhão (Toledo) e do 17º Batalhão (São José dos Pinhais). 

Conforme consta no edital, os veículos serão vendidos no estado de conservação em que se encontram. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que não possuam algum tipo de ligação com a organização do leilão. 

Os cidadãos que vencerem o certame terão de 15 a 16 dias úteis para retirar o veículo do pátio, com todos os ônus legais de remoção e pagamento de taxas administrativas para legalizar a circulação do veículo.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.