500 toneladas de lixo são retiradas no Litoral

Nesta temporada, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recolheu 515 toneladas de resíduos sólidos. O trabalho, realizado por equipes terceirizadas, começou em 24 de dezembro e vai até 28 de fevereiro, nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, em uma faixa de 48 quilômetros lineares de areia. Comparando o volume retirado entre o mês de dezembro com janeiro e início de fevereiro, a média já reduziu de 13,5 toneladas para 11,2 toneladas de lixo por dia.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já recolheu 515,7425 toneladas de resíduos sólidos nesta temporada de verão. - Foto: Divulgação Sanepar

Procedimentos

Durante o dia, estão sendo feitas a varrição e a catação manual de resíduos, das 8h40 às 18 horas, para a retirada de materiais, como latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e cacos de vidro. Atuam nesse trabalho cerca de 120 pessoas, divididas em 10 equipes, a maioria moradores do Litoral. Eles também distribuem sacos biodegradáveis para armazenamento de lixo, já foram entregues 150 mil unidades aos banhistas.

Para a retirada do lixo, a Sanepar colocou 300 tambores de 200 litros cada, ao longo das orlas das três praias atendidas pelo programa de higienização. A destinação final dos resíduos retirados é feita pelas prefeituras.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que a limpeza das areias realizada pela Sanepar é um trabalho importante para a saúde pública, mas também de educação ambiental para população.

“O hábito de cuidar adequadamente do lixo produzido faz muita diferença para o meio ambiente e para a saúde coletiva. É fundamental que a população se conscientize sobre seu papel no cuidado com os resíduos”, diz.

Devido à pandemia do coronavírus, os trabalhadores receberam um treinamento sobre os equipamentos de segurança e também, sobre as medidas de prevenção necessárias contra a doença.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.