Boletim aponta que as águas continuam favoráveis para banho

Nesta sexta-feira, (22) o Instituto Água e Terra divulgou o sexto boletim de balneabilidade, que aponta que somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, seguem desfavoráveis para banho.

Foto AEN

O Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho. Já no Interior, o Rio Paranapanema segue impróprio pela segunda vez.

Um ponto impróprio possui quantidade alta de contaminação de origem fecal, que é prejudicial à saúde. “Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Aplicativo

Para ter acesso aos boletins de balneabilidade, é possível baixar o aplicativo para sistema Android: Balneabilidade Estado do Paraná. Pelos sites do Instituto Água e Terra e do Verão Consciente, também é possível ter as informações.

Durante a temporada 2020/2021 serão emitidos nove boletins. O último será no dia 12 de fevereiro. Eles são divulgados às sextas-feiras.

Monitoramento

O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem ser prejudiciais aos banhistas.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Litoral

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano.

Interior

Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Sinalização

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade, em qualquer condição climática. Já a bandeira vermelha representa as áreas inadequadas para banho.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.