Litoral registra queda nos índices de criminalidade

Nesta quinta-feira, (21) a Polícia Militar divulgou dados em uma reunião que aconteceu em Guaratuba. Foi registrado diminuição nos índices de criminalidade na Costa Leste, no Litoral, nos primeiros 30 dias do Verão Consciente 2020/2021. Entre as principais reduções estão: os furtos, com queda de 39,3%; os roubos, com diminuição de 28,4%; e a violência doméstica, com redução de 39,3%. Os dados correspondem ao período de 19 de dezembro de 2020 a 17 de janeiro de 2021. Com relação aos números de prisões, houve um aumento de 7,2%.

Foto: PMPR

Os furtos no Litoral do Estado, no período da temporada passada, foram 752. Neste ano, no mesmo período, foram 456. E os roubos caíram: de 137 para 98. Alguns crimes contra a pessoa também tiveram queda: 15,6% contra a dignidade sexual (de 32 baixou para 27 neste período); 9,2% violência doméstica (no ano passado foram 358 ocorrências, neste ano foram 325).

Prisões

Com maior presença nas ruas, as equipes policiais militares também aumentaram as prisões neste primeiro mês da temporada. Até agora, 546 pessoas foram encaminhadas, o que representa 37 indivíduos a mais que no mesmo período do ano anterior. A lavratura de Termos Circunstanciados de crimes diversos cresceu 16,7% (de 680 foi para 794), ao passo que a de perturbação de sossego diminuiu 19% (de 131 caiu para 106).

Armas de fogo

As apreensões de armas de fogo também cresceram. O aumento foi de 19,5% (de 21 foi para 25).

Coronavírus

Além do esforço para reduzir os crimes, a Polícia Militar também buscou levar mais conscientização aos cidadãos sobre a importância do cumprimento do decreto estadual e das medidas sanitárias. Nesses 30 dias de verão, a Corporação fez mais de 37 mil orientações diversas, sobre a pandemia do coronavírus e outros assuntos. Também atendeu 75 ocorrências em que foram flagradas aglomerações de pessoas. 

Ilha do Mel

O Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e o 9° Batalhão estão com equipes fixas para reforçar o patrulhamento e abordagem de turistas nas trilhas, pontos turísticos e áreas comerciais. Nesta temporada foi implantado o policiamento com bicicletas, para agilizar a mobilidade dos militares estaduais no atendimento aos moradores e veranistas.

Reunião

Na manhã desta quinta-feira (21), os oficiais-comandantes de subáreas e de planejamento apresentaram um panorama das atividades feitas até agora, como a operação Barreira, que procura evitar a entrada de drogas, armas e pessoas foragidas da justiça no Litoral.

O suporte aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) resultou em 88 missões no Litoral desde o início da temporada até agora, sendo 71 de apoio ao Corpo de Bombeiros e 17 de ocorrências policiais militares. A tripulação atendeu 34 vítimas no período.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.