Batalhão de Operações Aéreas atua no resgate de vítimas de afogamentos no Litoral

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez resgates e prestou apoio com patrulhamento aéreo no atendimento de vítimas de afogamentos e acidentes de trânsito no Litoral durante os primeiros dias do Verão Consciente 2020/2021.

De acordo com o balanço da unidade, entre os dias 19 de dezembro e 03 de janeiro, 15 pessoas foram atendidas ainda no local da ocorrência e outros cinco indivíduos, que estavam em situações mais graves, foram transportados para atendimento em unidade de saúde.

Outros dados mostram que a aeronave da PM fez 27 voos de patrulhamento, sendo 20 nas praias e quatro em rodovias estaduais na região do Litoral.

A aeronave utilizada pelo BPMOA possui recursos e materiais para fazer resgate de graves acidentes de trânsito e também, de locais de difícil acesso, como a Serra do Mar.

Treinamento

Antes do início do verão, o Batalhão fez treinamentos para que a tripulação militar e médica estivesse pronta para atuar em situações de busca e resgate de vítimas e combate a incêndio. As equipes utilizaram técnicas como embarque e desembarque a baixa altura e rapel.

Base Aérea

Em dezembro de 2019 foi realizada a instalação do heliponto na UPA de Matinhos, para que BPMOA tenha acesso rápido ao Pronto Socorro, agilizando o atendimento às vítimas.

Colaboração AEN