Polícia Militar divulga dados da Operação Verão Consciente no Litoral

Na quinta-feira, (11) durante reunião entre oficiais da Polícia Militar (PM), em Matinhos, foram divulgados os dados sobre os 52 dias de atuação da Corporação no Litoral, durante o Verão Consciente 2020/2021. O levantamento faz uma comparação com o mesmo período da temporada anterior.

Matinhos, 11 de fevereiro de 2021. Reunião Oficiais Operação Verão. Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso

A análise da PM aponta que os roubos reduziram em 33,7%, de 264 foram para 175. Os furtos também caíram, de 1.231 na temporada passada, foram registrados 818 nesta temporada, o que representa queda de 33,5%. Neste mesmo período houve diminuição de 15,7% de ocorrências de perturbação do sossego, de 343 foi para 289.

Também houve redução nos casos de furtos e roubos de veículos. Os furtos dessa modalidade caíram 28,5%, de 49 para 35. Os roubos de carros foram de seis para três, redução de 50%. Os Termos Circunstanciados por perturbação do sossego foram de 192, na temporada passada, para 142, nesta temporada.

Já as ações relacionadas ao combate ao tráfico de drogas tiveram aumento de 17,5%, de 137 ocorrências para 161. O trabalho da PM também resultou na apreensão de 33 armas de fogo, seis a menos que no mesmo período do verão anterior, quando foram 39.

Mais pessoas foram abordadas: 37.241 para 48.536, o que representa crescimento de 30,3%. As abordagens impactaram na lavratura de Termos Circunstanciados, com aumento de 15,8%. As prisões também acresceram, de 827 foram para 866.

Na área do trânsito urbano, as equipes policiais recuperaram 32 veículos, que tinham alerta de roubo/furto. A fiscalização dos policiais militares no trânsito urbano representou um aumento de 121,1% nas infrações lavradas (de 3.485 para 7.707) e, por outro lado, houve redução de 21,6% das prisões por embriaguez ao volante.

No Litoral, o trabalho preventivo da PM é coordenado pelo 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) por meio do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), que também intensificou operações e abordagens na orla marítima e nos bairros dos sete municípios litorâneos.

Efetivos de unidades especializadas, como do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também estão atuando no litoral e fortalecendo o policiamento.

Colaboração PMPR

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.