Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Aprenda 6 maneiras de deixar a casa mais fresca no verão

Apesar de o verão normalmente remeter a férias, praia, piscina e descanso, é inegável que alguns dias em casa sem a climatização certa podem ser torturantes. Deixar a casa mais fresca nesses dias pode amenizar a situação e trazer mais conforto mesmo nos piores dias.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

A maioria dos brasileiros ama o verão, justamente por esse ar de leveza que ele traz com ele. O verão tem lá seus atrativos, ainda mais quando pensamos nele esticados em uma cadeira de praia tomando uma caipirinha.

Mas há dias em que ficar em casa parece insuportável pelo calor e começamos a ficar meio mau humorados, suamos até parados e parece que está marcando 50° lá fora. Que tal algumas dicas para amenizar essa situação?

Como deixar a casa mais fresca no verao?

Janelas abertas no horário certo

Em dias de sol ou que o ar externo está muito abafado, o melhor a se fazer é deixar as janelas fechadas. Parece estranho, mas é a melhor solução durante o dia.

Isso porque o melhor momento para deixar o ar entrar é ao anoitecer. Quando a noite chega e a temperatura muda é o momento ideal para manter tudo aberto para ocorrer a ventilação de ar fresco dentro do ambiente.

Pela manhã, com o nascer do sol, mantenha as janelas fechadas para que a casa preserve o ar fresco da noite.

Ventiladores na casa toda

Um dos companheiros mais antigos e usados de quem mora em lugares quentes são os ventiladores.

Durante o verão, os preços desse produto sobem muito, então o ideal é comprar em outras estações. Mas se você perdeu o momento ideal, vale garimpar a internet para encontrar ventiladores mais baratos.

Uma das melhores coisas para se fazer é pôr o ventilador para girar a noite com as janelas abertas, pois pegará toda brisa leve e mais geladinha.

Durante o dia aproveite aquele ar da noite, (seguindo as dicas de manter a janela fechada) para aproveitar o ar mais fresco do ventilador. Essa é uma maneira mais econômica de como refrescar a casa no calor

Tecido certo e tapete

Existem tecidos que aumentam o calor, como os mais grossos, por exemplo. O melhor a se fazer no verão é usar apenas tecidos leves, tanto nas roupas de cama quanto no sofá ou cortinas.

Se o seu sofá não for daqueles materiais sintéticos, como couro, que são mais geladinhos, então opte por uma capa de tecido leve, isso ajudará com a temperatura.

O mesmo vale para os tapetes: evite os de materiais pesados e peludinhos, e invista em carpetes lisos. 

Plantas ajudam a amenizar o calor

As plantinhas são ótimas aliadas e isso já é notório: quanto mais árvores e natureza, mais fresco é o ambiente.

E em casa é uma ótima opção mantê-las por perto, pois fazem um processo de ‘transpiração’ após a fotossíntese, deixando o ambiente agradável.

Surtirá efeito se você tiver mais que uma plantinha, mas calma! Não precisa exagerar e transformar a casa em uma floresta.

Lâmpadas certas, menos calor

Pode parecer simples demais ou ineficaz em primeiro instante, mas um fator que ajuda a deixar a casa mais fresca no verão é o tipo de lâmpada que você está usando na sua casa.

As lâmpadas incandescentes produzem mais calor e gastam mais energia. Já as Leds gastam menos energia e não produzem calor. Ou seja, já sabemos por qual optar não é?

Ar condicionado ainda é rei

Você já conferiu algumas dicas que podem ser usadas para manter a casa fresca, mas é claro que há dias que o calor beira o insuportável e, nessas horas, é fundamental ter um suporte maior.

Atualmente o ar condicionado passou a ser necessidade em regiões mais quentes, porém, sabemos que nem sempre esse produto possui valor acessível, e muitas pessoas optam por não tê-lo.

Siga nosso Instagram

Poste seus registros
e nos marque!
@maisveraogrupomassa

Pontos turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis.
Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná.