6 maneiras de manter a casa mais fresca no verão

Com o passar dos anos, o verão tem sido cada vez mais quente, e apesar de essa época do ano remeter a férias, praia, piscina e descanso, é inegável que alguns dias em casa sem a climatização certa podem ser torturantes. 

Foto: Divulgação/Adobe Stock

A maioria dos brasileiros ama o verão, justamente por esse ar de leveza que ele traz com ele. Como se a vida fosse mais tranquila nessa estação, e as responsabilidades fossem menores. O verão tem lá seus atrativos, ainda mais quando pensamos nele esticados em uma cadeira de praia tomando uma caipira.

Mas há dias em que ficar em casa parece insuportável pelo calor e começamos a ficar meio mau humorados, suamos até parados e parece que está marcando 50° lá fora. Vamos ver como deixar a casa mais fresca nesses dias?

Janelas abertas no horário certo

Em dias de sol ou que o ar externo está muito abafado, o melhor a se fazer é deixar as janelas fechadas. Parece estranho, mas é a melhor solução durante o dia, isto porque o melhor momento para deixar o ar entrar é ao anoitecer, quando a noite chega e muda a temperatura, é quando se deve manter tudo aberto para ocorrer a ventilação de ar fresco dentro do ambiente. E pela manhã com a chegada do sol, para que sua casa preserve o ar fresco da noite, mantenha as janelas fechadas. 

Ventilação

Um dos mais antigos e muito usados são os nossos companheiros, os ventiladores. No final de ano, sobem muito os preços deste produto, por isso aconselho comprar em outras estações, mas se você gosta de comprar no verão mesmo, não há problemas visto que sempre têm ventilador em promoção.

Uma das melhores coisas para se fazer é pôr o ventilador para girar a noite com as janelas abertas, pois pegará toda brisa leve e mais geladinha. Durante o dia aproveite aquele ar da noite, (seguindo as dicas de manter a janela fechada) para aproveitar o ar mais fresco do ventilador. Essa é uma maneira mais econômica de como refrescar a casa no calor. 

Tecido certo e tapete

Existem tecidos que aumentam o calor, como tecidos mais grossos, por exemplo. O melhor a se fazer no verão é usar apenas tecidos leves, tanto nas roupas de cama quanto no sofá ou cortinas.

Se o seu sofá não for daqueles materiais sintéticos, como couro, que são mais geladinhos, então opte por uma capa de tecido leve, isso ajudará com a temperatura. O mesmo vale para os tapetes, evite os de materiais pesados e peludinhos, e invista em carpetes lisos. 

Plantas 

As plantinhas são ótimas aliadas e isso já sabemos, quanto mais árvores e natureza mais fresco é. E em casa é uma ótima opção mantê-las por perto, isso pois fazem um processo de “transpiração” após fotossíntese, deixando o ambiente melhor. Surtirá efeito se você tiver mais que uma plantinha, calma, não precisa exagerar também, mas ter algumas pela casa estará ótimo já. 

Lâmpadas

Pode parecer simples demais ou ineficaz em primeiro instante, mas um fator que ajuda muito é o tipo de lâmpada que você está usando na sua casa. As lâmpadas incandescentes produzem mais calor e gastam mais energia. Já as Leds gastam menos energia e não produzem calor. Ou seja, já sabemos por qual optar não é?

Climatização

Já vimos algumas dicas que podem ser usadas para manter a casa fresca, mas sabemos que há dias que o calor é realmente difícil e que é necessário um suporte maior. Atualmente o ar condicionado passou a ser necessidade em regiões mais quentes, porém, sabemos que nem sempre esse produto possui valor acessível, e muitas pessoas optam por não ter.

Mas a boa notícia é que o valor desses  produtos tem baixado bastante e conseguimos encontrar ar condicionado barato em muitas lojas, principalmente na Loja Da Massa, que nessa época do ano possui diversas ofertas. E para quem já tem ou vai ter e não quer manter ele ligado por muito tempo para economizar na luz, uma boa opção é deixar ele ligado até que os ambientes gelem e depois desligar e manter somente o ventilador espalhando aquele ar para que continue a climatização e ventilação do ambiente. 

Eaí, bora deixar a casa mais arejada nesse verão?

Pontos
turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis! Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná! Conheça!

O maior grupo de comunicação do Paraná.

O melhor do SBT em 5 emissoras de TV.

70 emissoras de rádio em todo o Brasil.

A notícia em movimento.

23.5ºC

Curitiba...